Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a diversidade de madeiras da Floresta Amazônica.
O Prêmio Madeiras Alternativas é uma categoria especial do Salão Design, concurso internacional de design de móveis promovido pelo Sindmóveis de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
O conhecimento e uso da diversidade das madeiras da Amazônia é item importante para a viabilidade técnica e econômica do manejo florestal sustentado da Floresta Amazônica.
Salão Design 2016
Foram 750 (setecentos e cinquenta) produtos inscritos no Salão Design 2016. Destes, 138 passaram para a segunda etapa de julgamento.
Os produtos confeccionados com madeiras pouco conhecidas concorreram ao Prêmio Madeiras Alternativas.
A segunda etapa de julgamento aconteceu nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2016, em Bento Gonçalves-RS, e contou com a presença de servidores da área de anatomia da madeira do Laboratório de Produtos Florestais.
O vencedor do Prêmio de Madeiras Alternativas de 2016 foi o designer Paulo Alves de São Paulo com o Aparador Mogno, fabricado com mogno africano (khaya ivorensis).
O vencedor recebeu o troféu Madeiras Alternativas no dia 16/03/2016 em Bento Gonçalves-RS e receberá ainda passagens e diárias para conhecer o Laboratório de Produtos Florestais em Brasília e na sequencia, visitará uma área de exploração florestal sob manejo sustentado, na Amazônia, viagem esta prevista para o início de Julho de 2016.
Saiba mais em: http://www.salaodesign.com.br/blog/lista-dos-selecionados-para-a-etapa-final-do-premio-salao-design-2016/
Fonte: http://www.florestal.gov.br/informacoes-florestais/laboratorio-de-produtos-florestais/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&catid=145&id=%202293, acesso em 07/11/2016.
Gostou da matéria?
Curta e conte-nos o que achou, sua opinião é importante para nós!
Deixei seu comentário ou dúvida abaixo: